top of page

Blog

Bem-vindo ao meu blog sobre citometria de fluxo.

Buscar
Foto do escritorGuilherme Cebinelli

Redução de dimensionalidade para dados de citometria

Novas tecnologias de análise de células únicas, como single cell RNA-sequencing e citometria high-dimensional, possuem a capacidade de fornecer insights sobre a heterogeneidade de populações celulares e determinar trajetórias de desenvolvimento e ativação celular. Isso é possível, pois a citometria de fluxo de espectro completo e citometria de massa aumentaram o número de parâmetros que podem ser analisados, sendo possível adquirir mais informações concomitantemente de uma célula única.


Como estas novas tecnologias aumentaram imensamente a quantidade de dados a serem analisados. Muitas vezes análises convencionais de estratégia de gating não são as mais precisas ou apropriadas para explorar todo o potencial destes dados. Desta forma, as análises utilizando algoritmos de redução de dimensionalidade estão sendo comumente utilizadas para visualizar a heterogeneidade dos subtipos celulares de um conjunto de dados. Estes algorítimos, como T-distributed stochastic neighbor embedding (tSNE) ou uniform manifold approximation and projection (UMAP), resumidamente transformam dados com muitos parâmetros (higher- dimensional data) em um dado com menos parâmetros, mas mantendo todas as informações adquiridas inicialmente (lower-dimensional data).


Em uma explicação mais didática, os algorítimos de redução de dimensionalidade irão transformar as informações de 40 parâmetros analisados em um painel de citometria para somente 2 parâmetros, mas mantendo todas as informações dos 40 parâmetros. Assim em um gráfico bivariado serão consideradas todas as 40 informações e as células serão categorizadas por similaridade e discrepância. Desta forma, é possível observar conjunto de células similares formando populações e populações diferentes separadas umas das outras (Figura 1). Além disso, estas análises são não supervisionadas, o que pode reduzir vieses em relação a análise supervisionada convencional.


Figura 1





Possuímos o serviço de análise de dados!




Bibliografia:

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page